THE BLOG

Treinar a Mente

alta performance desporto eficácia foco susana torres May 02, 2018

 

Uma das coisas que os atletas me pedem quando iniciamos um trabalho em Alta Performance é aumentar o foco, de forma a abstraírem-se daquilo que os distrai e poderem obter mais eficácia nos resultados. Foco é das coisas mais desejadas no desporto e conseguir treinar esta capacidade está ao alcance de qualquer atleta. Por isso, é importante entender o SAR - Sistema de Ativação Reticular -, uma rede de vias nervosas, localizado no tronco do cérebro, que filtra todos os dados sensoriais que recebemos do mundo exterior.

O cérebro processa cerca de 400 milhões de bits de informação por segundo, sendo que apenas 2000 são processados ao nível do consciente. O que acontece ao resto da informação? Ela é processada pelo subconsciente sem que nos apercebamos disso. Isto significa que 99,9999 por cento da informação nos passa completamente ao lado. O SAR é o grande responsável pela filtragem da informação, decidindo o que é relevante a cada momento. Tem a mesma função da triagem num hospital, trazendo para o consciente o que é prioritária. É por isso importante perceber que a regra que se aplica no momento de filtrar a informação é linguística, ou seja, aquilo que dizemos a nós próprios, as afirmações que proferimos e os pensamentos dominantes que habitam na nossa cabeça são determinantes.

Se quero ganhar mais foco, preciso definir o que penso e o que digo para que o SAR selecione aquilo que me interessa a cada momento. Um dos métodos que uso com os meus atletas é a elaboração do 'SCRIPT' de jogo. Nele estão definidas as coisas onde queremos colocar a nossa atenção. Ele é escrito e lido vezes sem conta, para que o SAR inicie uma atenção profunda a toda a informação relevante e relacionada com o 'SCRIPT'. As afirmações que constam no 'SCRIPT' são referidas várias vezes e todo o treino de visualização tem por base essas mesmas afirmações. Escrevemos onde queremos colocar a atenção, dizemos em voz alta e visualizamos as respetivas ações. No fundo, aquilo que pretendemos é condicionar o SAR para que este selecione informação que nos irá potenciar a performance.

O que acontece muitas vezes é que em vez de colocarmos a atenção naquilo que queremos, colocamos naquilo que não queremos que aconteça. Por exemplo, dizendo "não quero perder" quando na verdade o que deveríamos dizer é "quero ganhar". Ambas as afirmações parecem ter a mesma intenção, no entanto a forma como afetam e condicionam o SAR é totalmente oposta. "Não quero perder" é uma informação que colocará o SAR focado em perder, encontrando situações que validem esta informação. Ao passo que quando digo "quero ganhar", o SAR vai orientar a filtragem da informação para as soluções e oportunidades que me farão atingir este objetivo. Talvez agora entendas por que quando achas que algo vai correr mal, corre mesmo!

 

Até breve!

 
Susana Torres  –  Coach de Alta Performance

SUBSCRIBE FOR WEEKLY LIFE LESSONS

Lorem ipsum dolor sit amet, metus at rhoncus dapibus, habitasse vitae cubilia odio sed.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.